Seguidores

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Benefícios da Semente de Girassol


A semente de girassol é rica em fibras, vitaminas A e E, magnésio, selênio e gordura monoinsaturada (olha a gordura boa aí novamente), nutriente essencial para combater problemas cardiovasculares, além disso ajuda a combater a osteoporose.

A vitamina E é um poderoso antioxidante, ela neutraliza os radicais livres presentes em nosso corpo e protege o organismo contra as gorduras “más”, promovendo a desintoxicação celular, e ajudando a baixar os níveis de colesterol. Além disso, tem um alto poder anti-inflamatório pelo que é também uma importante ajuda no controle da asma e da artrite reumatóide. A vitamina E desempenha um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares. As “gorduras boas”, incluindo o “colesterol bom”, são muito susceptíveis a danos causados pelos radicais livres, um processo que ocorre quando expostas ao oxigênio. Ao serem danificadas, tanto aquelas gorduras como o colesterol formam derivados tóxicos que se colam ás paredes dos vasos sanguíneos, iniciando o processo de aterosclerose, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças coronárias. Na verdade, através de vários estudos feitos, chegou-se á conclusão que as pessoas que apresentam bons níveis de Vitamina E no organismo correm muito menos riscos de sofrerem ataques cardíacos do que as que apresentam baixos níveis de Vitamina E.

As sementes de girassol também apresentam uma grande concentração de magnésio, que é ótimo para relaxar os nervos, ajudando na descontração muscular e dos vasos sanguíneos. Alguns estudos apontam que o magnésio ajuda a reduzir crises de asma, hipertensão arterial, ajuda a evitar dores de cabeça e enxaquecas e ainda reduz riscos de ataques cardíacos e de derrames. Outro benefício do magnésio é a de manter os ossos saudáveis e produzir energia.

O selênio também está presente nas sementes de girassol. Este mineral é fundamental para uma boa saúde pois ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma ação preventiva a nível cancerígeno.
Tem-se verificado que o Selênio ajuda a reparar danos do DNA, o que ajuda a inibir a proliferação das células cancerosas, e a induzir a auto-destruição das células mortas ou doentes.

Por todos esses motivos, amei a inclusão das sementes de girassol em meu plano alimentar. Espero que em breve meu organismo já esteja sendo beneficiado com todas essas propriedades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário