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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Os benefícios da semente de Chia



Pra quem percebeu, esta é a semana dos alimentos funcionais. Já falei das amêndoas, da semente de girassol e hoje é dia de falar dos benefícios da semente de chia:

A chia é um grão originário do México e da Colômbia, e já é conhecida destes povos a milhares de anos. Entre nós, brasileiros, seu uso é mais recente, mas não menos difundido. Virou uma febre entre as pessoas que buscam uma alimentação saudável.
Mas, o que ele tem de tão bom assim?
  • Tem ação anti-inflamatória pois fornece ômega 3 (ácido linolênico), que tem essa propriedade de combater a inflamação do organismo. O ômega 3 também favorece o controle da pressão arterial.
  • Tem ação antioxidante, combate a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.
  • Ajuda a controlar o diabetes, por causa do alto teor de fibras. As fibras tornam mais lentas a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda a controlar a glicemia.
  • Ainda por causa das fibras solúveis, a chia é uma grande aliada nas dietas, pois estas fibras formam um composto gelatinoso no estômago, o que torna a digestão mais lenta aumentando a saciedade.
  • Melhora a saúde intestinal, por causa delas, as fibras!!
  • É fonte de proteínas vegetais, contendo muitos aminoácidos essenciais. A chia possui maior quantidade de proteínas quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia e o trigo. Por isso, pode ser uma ótima opção para praticantes de atividades físicas, já que a semente ajuda na manutenção de massa muscular.
A chia é encontrada em forma de grãos, farinha e óleo. Na forma de grãos ou farinha pode ser usada em bolos, iogurtes, sucos e vitaminas (eu uso no suco ou com um fruta). 

Como todo grão, não deve ser ingerida em excesso e deve ser consumida de forma variada incluindo outros grãos e sementes no cardápio. A chia é um carboidrato, apesar de conter fibras, em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente se o indivíduo não tomar quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.

Então é isso, use com moderação!!!


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