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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Atualizando meu peso (fevereiro/2)



Vamos atualizar o peso:

Setembro
08/09 - 70 kg - cheguei de viagem
10/09 - 70 kg - início da dieta de desintoxicação 

13/09 - 69 kg
14/09 - hoje é sábado e eu não pesei, vou deixar para domingo. De qualquer forma, já comecei bem, agora é manter o foco.
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22/09 - 68 kg (- 1 kg em 1 semana!!)
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28/09 - 67 kg (-1 kg em 1 semana!!)
28/09 - Em 20 dias foram embora 3 kg, e o melhor de tudo, sem passar com fome!!

Outubro
11/10 - 66 kg (-1 kg em 13 dias)!!! O último kg perdido foi o mais difícil dos 4 que perdi no total. Sei que daqui pra frente a luta será ainda maior, mas continuo firme com meu propósito.

Novembro
18/11 - 65 kg (-1 kg em 37 dias) - Nem se compara àquela rapidez que perdi os 4 primeiros kilos. Mas, ainda assim, estou muito feliz. Neste último mês andei meio fora da linha. Fizemos (marido e eu) uma pequena viagem de fim de semana. Tivemos festas de aniversários, happy hour no trabalho e muitas outras coisas também conhecidas como sabotadoras de dieta. Mas o que aconteceu de mais importante foi a minha última consulta com a minha nutricionista. Ela mudou algumas coisas, fez ajustes na alimentação, diminuiu carboidratos e aumentou a ingestão de proteínas, já que a pessoa aqui começou a malhar (projeto #vouficarsarada). Pois é, esqueci de contar mais esta novidade: estou fazendo musculação e natação (5 x na semana, mas tenho conseguido ir bravamente apenas umas 4 vezes por semana). Por isso tudo, é que eu fiquei feliz por ter mandado embora mais 1 kg (até agora o mais difícil de todos)!!!

28/11 - 64 kg (-1 kg em 10 dias) - A uns três dias a balança já estava marcando 64 kg, contudo esperei o peso estabilizar pra contar a novidade aqui. As mudanças que a nutricionista fez já estão mostrando resultado e, com isso, fico ainda mais motivada. Bora caminhar para perder mais 1 kg. 

Dezembro
08/12 - 63 kg - (-1 kg em 10 dias) - Como tenho feito nas últimas pesagens, espero ver o mesmo peso por uns três dias e só depois venho aqui contar pra vocês. Nesta semana tenho consulta com a nutricionista e aí sim, volto pra contar as novidades. Até lá, quem sabe não perco mais um kilo!!!

Janeiro
29/01 - 63 kg - Tive consulta com a nutricionista e, como eu esperava, a balança nem se mexeu. Mantive os mesmos 63 kg da última ida. Mas tudo bem, não adianta chorar. Pedi que ela me passasse um tratamento de choque. Entramos com uma dieta de desintoxicação pesada, sem lactose, sem glúten, sem farinhas e sem carne vermelha. E para turbinar, meu objetivo é fazer atividades físicas variadas pelo menos 5 x por semana.

Fevereiro
03/02 - 62 kg - Pesei hoje e, para minha surpresa, em 4 dias perdi 1 kilo!!!! Ótimo motivo para comemorar e seguir ainda mais motivada. Estou quase alcançando meu objetivo inicial, que é 60 kilos!!!

20/02 - 61 kg - Como sempre, espero por alguns dias o peso estabilizar para, oficialmente, vir aqui contar para vocês. E, hoje, tive a certeza que em 17 dias consegui eliminar mais 1 kilo!!! É ou não é um ótimo motivo para comemorar??? E com isso, falta apenas 1 kilo para chegar ao meu objetivo inicial que é 60 kilos. É claro, que agora eu já tenho uma proposta mais ambiciosa, que é chegar ao peso que eu tinha quando me casei, a 4 anos: 58 kilos. Torçam por mim!!!!


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Os benefícios da Quinoa



A quinoa continua rendendo boas notícias. Em 2013, Ano Internacional da Quinoa (ONU) e do 4º Congresso Mundial, especialistas reunidos no Congresso Científico sobre Quinoa, realizado em La Paz, na Bolívia, decidiram criar a Associação Científica do Grão de Ouro. O objetivo é envolver todos os produtores e pesquisadores para disseminar informações sobre o cereal e incentivar novas descobertas sobre seus benefícios à saúde.

A quinoa – também conhecida como “comida de astronauta” por ser a base dos cardápios da NASA em viagens espaciais – tem origem milenar. Já era consumida pelas primeiras civilizações da América e várias organizações modernas buscam difundir seu consumo no âmbito da saúde pública.

O cereal se destaca por conter o dobro de proteínas de um cereal tradicional, além de gorduras “boas” - que contribuem para a redução do colesterol “ruim” no sangue - carboidratos como amido (que ajudam no processo digestivo), minerais como cálcio e fósforo, e vitaminas do complexo B, C e E.

Além disso, a quinoa não contém açúcares e seu teor de ferro é mais elevado que o de outros alimentos básicos. Embora a porcentagem de proteínas seja menor que a da carne vermelha, sua qualidade proteica é altíssima, pois contém oito aminoácidos essenciais para o ser humano. Rica em fibras, a quinoa apresenta uma excelente proporção de nutrientes e é o alimento ideal para todo tipo de dietas, inclusive para celíacos, já que não contém glúten.

Outros benefícios da Quinoa: 

Ajuda na perda de peso
A quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. Ela também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor.

Contribui para o ganho de massa muscular
As proteínas têm papel fundamental na formação dos músculos e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste quesito, a quinoa possui quantidades comparáveis ao leite. “Os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo, que formam as proteínas, como valina, histidina, triptofano e isoleucina. Estes compostos não são produzidos pelo nosso organismo e só podem ser adquiridos através da alimentação. É por este motivo que a quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.

Para os vegetarianos, pode substituir o feijão
O ferro encontrado nas carnes é considerado melhor para o organismo, já que seu poder de absorção é maior quando comparado ao nutriente de origem vegetal. Mas é um engano pensar que apenas o feijão entra na lista dos vegetais ricos no mineral. A quinoa possui mais ferro do que o feijão. Apenas os feijões dos tipos azuki e vermelho possuem quantidades maiores do mineral. Para os vegetarianos, é muito importante variar a fonte de ferro, não concentrando todo o cardápio em apenas um alimento que contenha a substância. Vegetais folhosos de cor verde escura e beterraba são outros vegetais ricos em ferro.

Faz bem à saúde
A quinoa não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. Os grãos do alimento possuem ômega-3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. 

E aí, vamos incluí-la em nossa alimentação???

Fonte:
gnt.globo.com
ciclovivo.com



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como fugir do efeito sanfona



Se tem uma coisa que me preocupa é o efeito sanfona. Já fui vítima dele e sei que é o grande vilão das medidas saudáveis. Dessa vez, como estou cuidando bem melhor da minha saúde e da minha alimentação, espero mesmo conseguir vencer de vez esse grande vilão. Creio que a dica primordial é ter o novo cardápio como um estilo de vida e não apenas como uma fase de restrições.

Algumas dicas importantes:

1) Fuja de dietas radicais - você pode até perder peso de forma rápida, contudo, ao voltar para sua alimentação habitual, corre-se o risco de recuperar os pesos perdidos;

2) De olho no carrinho do supermercado - cuidado com alimentos industrializados diet e light, a longo prazo eles não são saudáveis, prefira alimentos naturais com ações benéficas para o organismo.

3) Prefira alimentos que saciam - escolha alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas, legumes e verduras e evite a ingestão de alimentos muito calóricos .

4) Não fique muitos períodos sem se alimentar - (pra mim este é o pior de todos) - Ficar em jejum por muito tempo fará com que o seu organismo diminua o metabolismo para que a gordura continue estocada, dificultando a perda de peso. (É isso que você quer pra sua vida???)


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Atualizando meu peso (fevereiro)!!!


Vamos atualizar o peso:

Setembro
08/09 - 70 kg - cheguei de viagem
10/09 - 70 kg - início da dieta de desintoxicação 

13/09 - 69 kg
14/09 - hoje é sábado e eu não pesei, vou deixar para domingo. De qualquer forma, já comecei bem, agora é manter o foco.
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22/09 - 68 kg (- 1 kg em 1 semana!!)
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28/09 - 67 kg (-1 kg em 1 semana!!)
28/09 - Em 20 dias foram embora 3 kg, e o melhor de tudo, sem passar com fome!!

Outubro
11/10 - 66 kg (-1 kg em 13 dias)!!! O último kg perdido foi o mais difícil dos 4 que perdi no total. Sei que daqui pra frente a luta será ainda maior, mas continuo firme com meu propósito.

Novembro
18/11 - 65 kg (-1 kg em 37 dias) - Nem se compara àquela rapidez que perdi os 4 primeiros kilos. Mas, ainda assim, estou muito feliz. Neste último mês andei meio fora da linha. Fizemos (marido e eu) uma pequena viagem de fim de semana. Tivemos festas de aniversários, happy hour no trabalho e muitas outras coisas também conhecidas como sabotadoras de dieta. Mas o que aconteceu de mais importante foi a minha última consulta com a minha nutricionista. Ela mudou algumas coisas, fez ajustes na alimentação, diminuiu carboidratos e aumentou a ingestão de proteínas, já que a pessoa aqui começou a malhar (projeto #vouficarsarada). Pois é, esqueci de contar mais esta novidade: estou fazendo musculação e natação (5 x na semana, mas tenho conseguido ir bravamente apenas umas 4 vezes por semana). Por isso tudo, é que eu fiquei feliz por ter mandado embora mais 1 kg (até agora o mais difícil de todos)!!!

28/11 - 64 kg (-1 kg em 10 dias) - A uns três dias a balança já estava marcando 64 kg, contudo esperei o peso estabilizar pra contar a novidade aqui. As mudanças que a nutricionista fez já estão mostrando resultado e, com isso, fico ainda mais motivada. Bora caminhar para perder mais 1 kg. 

Dezembro
08/12 - 63 kg - (-1 kg em 10 dias) - Como tenho feito nas últimas pesagens, espero ver o mesmo peso por uns três dias e só depois venho aqui contar pra vocês. Nesta semana tenho consulta com a nutricionista e aí sim, volto pra contar as novidades. Até lá, quem sabe não perco mais um kilo!!!

Janeiro
29/01 - 63 kg - Tive consulta com a nutricionista e, como eu esperava, a balança nem se mexeu. Mantive os mesmos 63 kg da última ida. Mas tudo bem, não adianta chorar. Pedi que ela me passasse um tratamento de choque. Entramos com uma dieta de desintoxicação pesada, sem lactose, sem glúten, sem farinhas e sem carne vermelha. E para turbinar, meu objetivo é fazer atividades físicas variadas pelo menos 5 x por semana.

Fevereiro
03/02 - 62 kg - Pesei hoje e, para minha surpresa, em 4 dias perdi 1 kilo!!!! Ótimo motivo para comemorar e seguir ainda mais motivada. Estou quase alcançando meu objetivo inicial, que é 60 kilos!!!